OS REFLEXOS DA IMIGRAÇÃO VENEZUELANA: PERFIL DOS IMIGRANTES, SEGURANÇA PÚBLICA E SAÚDE PÚBLICA

A Crise político-econômica da Venezuela vem em uma crescente desde os anos de 2014, chegando ao seu auge no ano de 2017.

A alta inflação, a falta de medicamentos e de itens básicos de higiene e alimentação e violência levaram os venezuelanos a busca para uma solução para os problemas que vem assolando aquela nação.

A forma democrática do povo demonstrar suas insatisfações e até mesmo buscar a atenção do governo é por meio de manifestações e chamadas populares, as quais viralizam na imprensa e viram voz da opinião pública.

No entanto, o governo venezuelano é socialista e tem a característica de não aceitar propostas e anseios populares. O resultado dessa dicotomia gerou tensão em ambos os lados, governo e povo.

Com o clima de tensão popular e o agravamento da crise, os venezuelanos iniciaram um processo de imigração para países que pudessem dar melhores condições de vida. Nesse escopo e por questões geográficas os países contemplados com a referida imigração foram o Brasil, a Colômbia e a República Cooperativista da Guiana, estes dois últimos com menor frequência, haja vista questões históricas de litígios entre as nações.

Do acima exposto, o Brasil virou um “corredor de mobilidade” imigratória da Venezuela, que pelo atual adensamento imigratório vem modificando o cotidiano das cidades lindeiras com aquele País, particularmente o Estado de Roraima e o Município de Boa Vista.

A imigração venezuelana tem refletido nos sistemas públicos de saúde e segurança e causam expectativa de maiores problemas sociais, os quais serão explicitados no presente artigo.

Leia o artigo completo: Os reflexos da imigração venezuelana

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s